Norma que regulamenta a segurança no trabalho de máquinas e equipamentos industriais assegura a qualidade do trabalho desenvolvido; entenda
O avanço da tecnologia e das atividades industriais tem acarretado em cada vez mais medidas de segurança dos trabalhadores, bem como um consumidor mais exigente com a qualidade dos produtos adquiridos.
Por conta disso, as empresas brasileiras estão cada vez mais se adequando aos requisitos da Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos, a NR-12.
Mas vamos partir do princípio: o que é e para quê serve a NR-12?
A norma é uma Lei Trabalhista que foi estabelecida na década de 70 para determinar e regulamentar padrões de segurança e qualidade das rotinas e ambientes de trabalho que utilizam equipamentos industriais.
Dentre seus objetivos estão:
- Promover maior segurança e integridade física dos operadores das máquinas;
- Melhorar as condições de trabalho;
- Aprimorar e tornar mais seguras as rotinas industriais.
Em 2010, a NR-12 passou por sua última revisão, devido aos avanços tecnológicos, evolução das necessidades da sociedade, entre outras questões.
Posterior a essa revisão, foram feitas apenas algumas adições de anexos e pequenas alterações de estrutura, de modo a facilitar sua compreensão.
O que determina a NR-12?
Bem, resumindo de maneira bastante abrangente, a NR-12 determina os requisitos básicos e mínimos de fabricação, comercialização, utilização, exposição e importação de máquinas e equipamentos industriais.
Ela também orienta e direciona os papéis de empregadores e trabalhadores diante da utilização dos equipamentos.
Por exemplo: aos empregadores está definida a necessidade de adotar medidas de proteção que garantam a segurança e saúde do operador.
Já aos trabalhadores, as orientações são ainda maiores:
- Efetuar inspeção dos equipamentos no início de cada turno;
- Interromper as atividades se constatar anormalidades;
- Utilizar equipamento de proteção individual (EPI).
NR-12 na fabricação de máquinas
No que diz respeito às exigências das fabricações de máquinas, a Norma Regulamentadora estabelece regras de instalações, sistemas de segurança, dispositivos de partida, acionamento, parada, parada de emergência e até aspectos ergonômicos.
Ela também exige que toda máquina possua um manual de utilização com seus procedimentos de trabalho descritos para evitar riscos durante sua operação.
É por isso que, ao comprar qualquer equipamento industrial, é importante conhecer a empresa e a procedência dos seus produtos, além de solicitar todas as documentações e informações necessárias para executar o trabalho com o maior cuidado e segurança possível.
A Bambozzi, por exemplo, possui uma linha de moto esmeris de coluna que são fabricados e testados de acordo com a NR-12, para garantir máxima segurança.
Todos os produtos são de fabricação nacional e acompanham painel de acionamento elétrico e proteção visual de acrílico.
Eles possuem entrada de energia trifásica e são equipados com chave e cadeado, botão de emergência e relés de segurança.
Atualmente, os modelos disponíveis são de 1 cv, 1,5 cv, 2,5 cv, 3,5 cv e 5 cv.
Então, se a sua empresa se importa com a integridade física dos operadores e quer estar sempre com os equipamentos mais tecnológicos, seguros e preparados para entregar um serviço de qualidade, conte com máquinas que seguem os requisitos da NR-12.
E fique por dentro de tudo que a norma estabelece para proporcionar um ambiente de trabalho melhor com rotinas mais seguras.
Agora se você deseja conhecer a Linha de Segurança NR-12 da Bambozzi, entre em contato com a gente clicando aqui ou através dos telefones (16) 3384-4968 e (16) 3384-2409.